segunda-feira, 4 de outubro de 2010

REVELANDO OS BRASIS 2010

http://www.revelandoosbrasis.com.br/



Palmeiras está presente no Revelando os Brasis IV Edição!



Nívia Lacerda participando das oficinas no Rio de Janeiro
A fotógrafa Nívia Lacerda é autora de uma das 40 histórias selecionadas no Revelando os Brasis, ano IV,  com a história: O Mito nativo do arco-iris. E já está no Rio de Janeiro participando das oficinas do projeto para ao retornar para Palmeiras, mobilizar a comunidade e filmar a sua história transformando-a num curta-metragem de 15 minutos.

"Os 40 autores das histórias escolhidas vivem uma aventura pelo cinema. Os selecionados participam das Oficinas de Realização Audiovisual do Revelando os Brasis, nas instalações da Rio Filmes, no Rio de Janeiro.

Com duração de 15 dias, as aulas levam os participantes a uma imersão em todas as etapas de realização de um filme. Os participantes estudam disciplinas como Introdução à Linguagem Audiovisual, Roteiro, Direção, Produção, Fotografia, Som, Edição, Direção de Arte, Mobilização, Direitos Autorais e Comunicação Colaborativa. O quadro de instrutores é composto por professores e profissionais renomados do cinema e da comunicação.
A etapa de formação é enriquecedora tanto para os selecionados quanto para os professores e representa uma experiência de interação de costumes, valores e jeitos de ser de diferentes partes do país.
Depois das aulas intensivas sobre como fazer uma obra audiovisual, os 40 selecionados voltam para suas cidades para a gravação do vídeo. Com o roteiro e o plano de produção nas mãos, o autor mobiliza os moradores para que desempenhem funções artísticas, técnicas e de apoio. O projeto contrata uma produtora responsável por dar o suporte ao trabalho de gravação e de edição.
Nesta etapa, o selecionado, além de roteirista, assume a função de diretor da obra audiovisual. É o momento de colocar em prática todo o aprendizado conquistado durante as Oficinas de Realização Audiovisual.
A preparação do filme mobiliza as pequenas cidades e estimula a integração e o envolvimento da comunidade com a produção do curta-metragem. Desde a pré-produção até a edição do vídeo, a etapa de execução da obra tem duração de dois meses. "

2 comentários: