FOTOGRAFIA DIGITAL - INTRODUÇÃO


INSCRIÇÕES ABERTAS !!!


É POSSÍVEL ENSINAR O OLHAR FOTOGRÁFICO?

Assista ao vídeo na página EM DEBATE:  OLHAR FOTOGRÁFICO e poste seu comentário..


DICAS ESSENCIAIS NA HORA DE FOTOGRAFAR:


Antes de bater uma foto:

1) Para evitar transtornos, de forma preventiva, fazemos uma revisão na câmera para confirmar que ela funcionará bem numa momento da AÇÃO, siga os seguintes passos:
  1. Se não for bater uma foto em modo macro, verifique se esse modo está ativado. Se estiver ativado, isso pode fazer com que a foto saia escura, embaçada, tremida e etc. 
  2. Verifique o zoom, se o zoom estiver muito aproximado, isso fará com que a foto fique numa visão menos ampla. Caso fosse necessário fotografar grande parte do ambiente, a foto seria prejudicada. 
  3. Verifique a bateria antes de sair de casa para não ter que correr desesperadamente atrás de uma loja, ou pior: não poder fotografar. 
  4. Verifique se a lente está limpa (leia a dica sobre limpeza). 
  5. Verifique o EV. Caso ele esteja elevado demais a sua foto pode sair muito brilhosa, e caso ele esteja muito baixo, sua foto pode sair escura demais. 
  6. Caso você for precisar do flash, verifique se ele está ligado. 
  7. Prenda a cinta de segurança no seu pulso. Isso evita quedas e roubos. 
  8. Posicione-se e, fogo.

2) Enquadramento

Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Desclocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante. Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. As intersecções das linhas são os pontos mais interessantes da sua foto. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.

3) Foco Rápido

Caso sua câmera precise focalizar antes de fotografar, para pegar algo em movimento sem usar um modo desportivo, você precisa focalizar um local que passaria o possível foco(carro, pessoa, pássaro e etc). Quando o foco passar disparar a câmera para fotografar. Existe a possibilidade de aparecer vulto na foto.

4) Flash desnecessário

Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura. Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.
Um bom exemplo de mau uso do flash são shows e fotos macro. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.

5) Flash necessário

Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.
Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso, caso não deseje fazer uma foto silhueta, o flash irá iluminar as partes escuras e suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.

6) Cuidado com o fundo

Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.
Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.

7) Retratos

Aproxime-se quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio.

8) Olhe nos olhos

Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão, faça o necessário para ficar ao da pessoa fotografada.

9) Fotos de noite

Se sua câmera não tem o modo noturno para auxiliar fotografias batidas de noite, você pode configurar sua câmera para melhorar o desempenho dela em locais com pouca luz. Primeiramente ajuste o EV dela, aumentando a entrada de luz. Evite aproximar-se muito do foco (objeto, pessoas e etc) e também não se afaste muito, dois metros de distância seria ideal. Procure evitar tremer a câmera. No menu de sua câmera, tente configurar o “balanço de brancos” para a luz local, seja ela incandescente ou fluorescente. Agora está pronto para bater a foto.

10) Fotos verticais

Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.

11) Aproveite a luz

Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado.
A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados.
Voce também poderá aproveitar a luz do inicio e do final do dia, de temperatura quente, para deixar a foto com aquele tom warm, sem precisar de filtro.
É preciso de muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparente. Já notou como sempre se fica feio em foto 3x4? Eis a resposta.

12) Macro: um pouco mais perto

Para quem já experimentou bastante a função macro e que tenha uma câmera que tem foco automático, já percebeu que ao aproximar demais a câmera, quando ela focaliza, ela chega a deixa a imagem nítida e depois embaça de novo, isso acontece por causa do sensor calcular a entrada de luz e não o embaçamento em si. Para poder tirar uma foto de macro um pouco mais de perto, focalize ela até uma distância que a máquina consiga deixa a foto nítida, após isso, aproxime levemente a câmera, até uma distância mais favorável, e com cuidado para não tremer a câmera, bata a foto.

13) Cor

A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade.
A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.
Experimente bastante o controle de cor até acertar o que mais se adequa ao que você quer.

14) Economizar bateria

Essa dica parece não ser muito útil, mas para quem precisar bater várias fotos sem trocar a bateria será útil demais. Primeiramente você tem que saber o que quer fotografar. Então vamos numerar os passos:
  1. Antes de ligar a câmera, olhe bem para seu alvo e imagina várias posições que dariam uma bela fotografia 
  2. Ao ligar a câmera, vá nos pontos que imaginou, focalize e fotografe. 
  3. Para visualizar a fotografia, é mais econômico que visualize-a após bater a foto. A câmera mostra ela rapidamente para ver como ficou e volta para o modo de bater foto, pois a utilização constante da visualização das fotos batidas gastam muita bateria, lembre-se.
  4. Após fotografar o que desejava, desligue a câmera caso o próximo alvo esteja distante. 
  5. O zoom óptico exige uma carga elevada, então procure usar o zoom óptico somente quando necessário. Evite também ficar procurando funções no menu, leia bem o manual antes de usar para evitar isto

15) Mexa-se e experimente

Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis.
E quando gostar de um assunto nunca tire uma foto, tire um filme (na época em que a fotografia era analógica!), ou seja, faça várias fotos e vá mudando o ângulo, abaixe, levante, rode em 360 graus, experimente todas as posições possíveis.







CÂMERA DIGITAL


Aproveite melhor sua câmera digital
Cartão de memória :  "filme" da câmera digital
Há no mercado uma infinidade de modelos dos equipamentos digitais. As câmeras modernas são preferência no mundo da fotografia, por permitir melhores resultados na qualidade das imagens. Há modelos que gravam vídeos, inserem notas de voz nas fotos e outros ainda reproduzem mp3. Quem já utiliza o equipamento com certa frequência aprendeu alguns “truques” para conservar a câmera e se adaptar a este novo jeito de captar as cenas da vida. Vamos apresentar dicas simples sobre os equipamentos digitais e alguns termos presentes nas câmeras que fazem toda a diferença.








DICAS na hora de clicar 







Segure a câmera com firmeza

Uma mão sem firmeza apertando o botão disparador da câmera produzirá uma foto tremida. Segure firmemente a câmera com as duas mãos. Mantenha os braços junto ao corpo para dar maior firmeza. Aperte suavemente o botão disparador. As fotos sairão nítidas.




Aproxime-se do assuntoAproxime-se do assunto

Quando em dúvida, aproxime-se do assunto que você vai fotografar (atenção para a distância mínima recomendada no manual da sua câmera). Aproximar-se do assunto é, provavelmente, o passo mais importante para se obter boas fotos. Tente fazer com que a sua foto diga: "este é o meu assunto". Preencha um terço ou mais da área da foto com o assunto que você escolheu para fotografar.



Escolha um fundo neutro e simplesEscolha um fundo neutro e simples

Olhe através do visor de sua câmera e examine o cenário de fundo antes de pressionar o botão disparador. Movimente-se até eliminar tudo aquilo que possa desviar a atenção do assunto de sua foto. Experimente escolher como fundo o céu, a água ou a grama.



Mantenha as pessoas entretidas Mantenha as pessoas entretidas 

Fotografe pessoas entretidas em seus ambientes naturais. Mostre uma criança brincando com sua bicicleta, ou um adulto esculpindo um objeto, etc. Converse com elas para mantê-las à vontade. Pergunte o que estão fazendo. Agindo assim, você fará com que elas fiquem relaxadas em atitudes espontâneas e sem fazer pose.



Componha um cenário Componha um cenário 

Estude a cena de sua foto. Coloque o assunto principal afastado do centro da fotografia. Ao fazer fotos de paisagens, acrescente algumas linhas acentuadas como uma estrada, cerca ou curso de um rio que direcionem a atenção para o assunto principal da foto.



Observe a luzObserve a luz

A iluminação tem uma influência decisiva em sua foto. Estude a luz antes de tirar a fotografia, como os tons dourados de um amanhecer ou pôr-do-sol. Verifique como a direção da luz afeta o assunto: luz frontal (o sol atrás de quem está fotografando), para obter fotos brilhantes e nítidas; iluminação por trás (o sol por trás do assunto), para criar silhueta; iluminação lateral (o sol iluminando um dos lados do assunto) para mostrar a textura do assunto.



Escolha um ângulo diferenteEscolha um ângulo diferente

Movimente-se até encontrar o ângulo para tirar a foto. O simples fato de você se curvar, esticar ou abaixar pode melhorar bastante suas fotos. Comece com a escolha de ângulos diferentes. Ajoelhe-se ou deite-se no chão para mostrar flores no primeiro plano. Ou, então, fotografe do alto (da janela do segundo andar de um prédio, por exemplo) para mostrar os desenhos de uma calçada.



Congele a açãoCongele a ação

O movimento está em toda parte, um "skatista" fazendo piruetas no ar e se apoiando em uma das mãos, ou uma gaivota sobrevoando e mergulhando no mar. Para câmeras com velocidades do obturador ajustáveis, use um filme de alta sensibilidade, como o KODAK ISO 400, e a velocidade ajustada para 1/500 ou 1/1000 de segundo a fim de "paralisar a ação". Pressione o botão disparador um pouquinho antes do ponto culminante do movimento.



Capture sentimentosCapture sentimentos

Por que fotografamos alguma coisa? Geralmente porque nos interessa fotografar tudo aquilo que faz as pessoas se sentirem felizes ou até mesmo tristes. Ao fazer uma foto, tente captar seu próprio sentimento.



Faça experiênciasFaça experiências

Regras, regras, sempre regras. Ao fotografar, tenha sempre em mente que você está sob o controle de uma série delas. Desobedecer as regras, contudo, pode levar a uma foto bastante original. Aquela que faz você dizer em alto e bom som: "esta é minha foto preferida".






História da fotografia e dicas de aprendizado


Clique no link acima e estude mais sobre fotografia digital










MACRO FOTOGRAFIA

A função MACRO permite efetuar registro a uma distância bem próxima ao sujeito mantendo a focalização perfeita. Quão próxima? Depende das especificações de câmera.
A macro fotografia é um dos temas mais impressionantes da fotografia, nos leva a outra dimensão deste universo. Hoje câmeras digitais compactas já oferecem uma excelente qualidade neste tipo de fotografia, bastando apenas, habilitar a função macro. Para saber a distância que sua câmera pode se aproximar dos objetos sem perder o foco, basta ler o manual.
Um dos campos na qual está ganhando muitos adeptos, por exemplo, é o da MACRO FOTOGRAFIA. Quase todas as maquinas digitais permitem fotos em distâncias de apenas dois ou três centímetros. Assim, fica fácil obtermos imagens inusitadas de pequenos objectos, insectos, etc. Outro lado da fotografia que ganhou impulso com a chegada das maquinas digitais é o da fotografia artística. Fotos digitais podem-se tornar em imagens incríveis a partir de softwares especiais ou montagens a partir de cópias trabalhadas posteriormente por meio de técnicas diversas.
A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.
Com um câmera digital fotografias macro ou fotografias em close podem ser facilmente tiradas. O próprio tipo da câmera permite um foco perfeito, sem desperdício de filme, uma vez que sua foto pode ser checada e ajustada conforme seu gosto.
O que é preciso saber sobre fotografias MACRO?
Se alguma vez você já quis tirar uma foto de algo intrigante, ou até capturar um sorriso no rosto de uma criança, você pode beneficiar-se muito do uso correto da câmera para fotos em close. Existe uma arte por trás deste processo, que não é difícil de se aprender. Ao seguir estes cinco simples passos você será capaz de capturar o mais simples detalhe no momento certo.

Primeiro Passo - As opções de sua câmera
Muitas câmeras no mercado hoje em dia já vem com um sistema de fotos macro embutido. Consulte o manual do usuário caso não esteja seguro da existência desta opção em sua câmera. Caso ela possua, ótimo! Você está pronto pra começar.
Segundo Passo - A profundidade do campo
Muitas fotos em close tendem a ficar "embaçadas" (ou borradas) em certas áreas. Isto acontece devido a falta de profundidade do campo.

O close perfeito tem uma profundidade do campo que fica metade atrás do objeto e metade à frente. Como fazer isso?

  1. Não se aproxime do objeto além do absolutamente necessário.
  2. Aumente a iluminação do objeto a fim de diminuir a abertura da lente.
  3. Procure encontrar um ponto focal para a lente (que esteja no meio da foto), de frente para trás.
  4. Se sua câmera permite selecionar a abertura, experimente selecionar uma pequena abertura.

Terceiro Passo - Selecionar um fundo apropriado

Ás vezes não é fácil, especialmente estando em ambientes externos. Entretanto um dos segredos de uma boa foto macro é a seleção de um fundo compatível com o objeto.

Assegure-se de haver considerado a cor e a reflexão quando escolher um fundo para sua foto. Uma cor neutra tem um efeito melhor, tal como cinza. Caso necessite usar preto, branco ou outra cor, preste atenção na textura de seu fundo. Por exemplo, um tecido macio, como veludo, não refletirá a luz como um quadro branco faria.

Quarto passo - A iluminação

A iluminação, como em todas as fotografias, é essencial para a fotografia macro. Ao selecionar a iluminação mais apropriada, considere o formato do objeto. Por exemplo, um objeto plano precisa de iluminação uniforme, enquanto objetos pequenos (baixos), ou com grandes detalhes, precisam de uma iluminação que os cruze ("atravesse") para que se obtenha todos os detalhes.

Experimente para ver se a luz direta trabalhará bem em sua foto, ou se ela seria melhor servida por uma luz mais suave ou difusa. A chave do sucesso da iluminação é experimentar. Apesar de levar algum tempo até acertar na iluminação, os resultados serão sem dúvida recompensadores.

Quinto passo - "To Flash or Not to Flash"
Usar o flash pode fazer muita diferença em sua foto. Usando um flash você pode aumentar a profundidade do campo e fazer sua abertura menor, o que aumentará a qualidade de sua foto.

É possível que o flash de sua câmera as vezes não seja suficiente. Você terá quer experimentar e procurar flashes portáteis se você decidir usar esta opção.
O produto final


foto de aluno da 1.a Oficina de Fotografia
É preciso de muito esforço mas o resultado final pode ser surpreendente. Capture imagens que a olho nu seria impossível. Experimente e veja como é possível descobrir coisas novas todos os dias, registrar elementos que quase sempre passam despercebidos a olho nu.
Ao trabalhar em modo MACRO, você estará lidando com velocidades muito baixas. Dependendo da câmera, o modo "flash on" pode ser automaticamente selecionado. Procure um ponto de apoio ou utilize um tripé; caso contrário, há grandes chances do seu registro sair tremido.










Ministrado pela fotógrafa Nívia Lacerda aconteceu em dezembro de 2011, a Oficina de Fotografia Digital como a primeira de uma serie de capacitações na área de ARTES VISUAIS E AUDIOVISUAL programadas para 2012,  disponíveis gratuitamente para a comunidade. 
O curso é 100% prático, com a técnica "aprenda fazendo", os ensinamentos vão sendo passados à medida que a prática vai acontecendo. 
Atividades extra classes complementam os ensinamentos: passeios fotográficos pelo Vale a cada aula,  vídeos de fotógrafos renomados, filmes ilustrativos complementares ao estudo no Cine Porão.  
Neste módulo inicial assistimos ao vídeo de Microcosmos,obra de Cartier Bresson, exercício de fotografia no encerramento do Curso de Palhaços, entre outros..
Mais uma Oficina está programada para maio de 2012..
Fiquem de olho para a data de abertura das inscrições...

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