PROCISSÃO DE SÃO SEBASTIÃO

Procissão de São Sebastião


São Sebastião,  (França, 256 d.C. — 286 d.C.) originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima).
De acordo com Actos apócrifos, atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas.
Não demorou muito tornou-se o primeiro capitão da guarda do império - a Guarda Pretoriana. Nesse tempo, no império de Diocleciano, a Igreja e os cristãos eram duramente perseguidos.
Sebastião era o querido dos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que o queriam sempre próximo. Mas por volta de 286 d.C, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram simbolo constante na sua iconografia). Desta forma, mandou prendê-lo num tronco e muitas flechadas sobre ele foram lançadas. Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), que cuidou dele, ao ficar curado apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana, cujo dia é comemorado em 30 de Junho) resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o nas catacumbas
Esse mistério o levava a consolar os cristãos que eram presos de maneira secreta:  uma evangelização eficaz pelo testemunho que não podia ser explícito. São Sebastião tornou-se apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida.

No Capão a Festa de São Sebastião é muito festejada. Os festejos começam nos dez dias que antecedem à procissão, com forrós, quermesse e missa diária, culminando com a procissão. No dia da procissão os festeiros (grupo indicado pela comunidade que faz a festa naquele ano) oferecem almoço para todos.
Ao final da procissão de São Sebastião, os festeiros do ano elegem os festeiros do próximo ano.
A nova equipe começa a trabalhar promovendo, durante um ano, eventos para angariar recursos para a festa. Desta forma promovem bingos, quermesses, pedem doações, etc.
Festejos da Procissão de São Sebastião