segunda-feira, 4 de outubro de 2010

REVELANDO OS BRASIS 2010

http://www.revelandoosbrasis.com.br/



Palmeiras está presente no Revelando os Brasis IV Edição!



Nívia Lacerda participando das oficinas no Rio de Janeiro
A fotógrafa Nívia Lacerda é autora de uma das 40 histórias selecionadas no Revelando os Brasis, ano IV,  com a história: O Mito nativo do arco-iris. E já está no Rio de Janeiro participando das oficinas do projeto para ao retornar para Palmeiras, mobilizar a comunidade e filmar a sua história transformando-a num curta-metragem de 15 minutos.

"Os 40 autores das histórias escolhidas vivem uma aventura pelo cinema. Os selecionados participam das Oficinas de Realização Audiovisual do Revelando os Brasis, nas instalações da Rio Filmes, no Rio de Janeiro.

Com duração de 15 dias, as aulas levam os participantes a uma imersão em todas as etapas de realização de um filme. Os participantes estudam disciplinas como Introdução à Linguagem Audiovisual, Roteiro, Direção, Produção, Fotografia, Som, Edição, Direção de Arte, Mobilização, Direitos Autorais e Comunicação Colaborativa. O quadro de instrutores é composto por professores e profissionais renomados do cinema e da comunicação.
A etapa de formação é enriquecedora tanto para os selecionados quanto para os professores e representa uma experiência de interação de costumes, valores e jeitos de ser de diferentes partes do país.
Depois das aulas intensivas sobre como fazer uma obra audiovisual, os 40 selecionados voltam para suas cidades para a gravação do vídeo. Com o roteiro e o plano de produção nas mãos, o autor mobiliza os moradores para que desempenhem funções artísticas, técnicas e de apoio. O projeto contrata uma produtora responsável por dar o suporte ao trabalho de gravação e de edição.
Nesta etapa, o selecionado, além de roteirista, assume a função de diretor da obra audiovisual. É o momento de colocar em prática todo o aprendizado conquistado durante as Oficinas de Realização Audiovisual.
A preparação do filme mobiliza as pequenas cidades e estimula a integração e o envolvimento da comunidade com a produção do curta-metragem. Desde a pré-produção até a edição do vídeo, a etapa de execução da obra tem duração de dois meses. "

domingo, 3 de outubro de 2010

ARTISTAS DO VALE

João Paulo Mendes pintando acrilica sobre pedra (vale ao fundo)
JOÃO PAULO MENDES
É nativo do Vale do Capão, distrito de Caeté Açú, no município de Palmeiras, Bahia. Seu profundo interesse pelas artes plásticas e pintura surgiu aos seis anos, quando recebeu de sua mãe seu primeiro caderno de desenho e ali desenhou e pintou seus super heróis. Aos dez anos ficou em primeiro lugar num concurso de histórias ilustradas sobre o tema de preservação ambiental realizado pelo IBAMA.

Foi orientado pelos artistas plásticos Áureo Augusto, Angelo Valdez, Bosco, Salomão Zalcbergas e Isabela Rocha. Esta artista (Isabela) percebendo o seu domínio da técnica de pintura a óleo e acrílica, convidou-o para trabalhar em seu atelier durante 5 anos, incentivando-o a seguir profissionalmente a carreira de pintor. Desde então tem participado de diversas exposições e realizado vendas de suas obras para várias partes do país

A pintura a óleo foi a técnica escolhida nas pinturas sobre tela. Ainda pode-se apreciar o talento do artista nas diversas placas de pedra (técnica de acrílica sobre pedra) espalhadas por todo o vale...

“Tenho o privilegio de através da arte poder eternizar a história do meu lugar com senso do cotidiano e momentos que marcaram sua história como o ciclo do diamante, café e casas de farinha, além das belas paisagens que tem servido como fonte de inspiração para meu trabalho, bem como Aquele que me capacitou com o meu talento: Deus, minha maior fonte de inspiração, ajuda e discernimento em tudo o que faço”
Abaixo algumas obras do artista:

GARIMPEIROS
TRILHEIROS





MULHERES RALANDO MANDIOCA
    



GARIMPEIRO