Reciclar significa reintroduzir objetos utilizados e descartados nas lixeiras em materiais novos prontos para utilização. O planeta Terra agradece.
O ensacamento dos produtos em doses cada vez mais individuais, a partir da década de 1980, aumentou, significativamente, a produção de embalagens e produtos descartáveis, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. As empresas miram o mercado consumidor e os consumidores, que somos nós (!), optamos pela praticidade da utilização imediata, deixando para o poder público o descarte e o correto encaminhamento do lixo nosso de cada dia.
É certo que já há algumas ações de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, e já são comuns em várias partes do mundo. Mas existe isso no seu município? você já separou o lixo em sua casa e trabalho? já tentou reutilizar sacos plásticos, garrafas de vidro e pet, embalagens tetra pak (leite longa vida e sucos)?
Faça uma experiência de 15 dias e veja a quantidade destes materiais, normalmente descartados no lixo, que se acumulará. Agora coloque todos misturado com comidas, frutas, etc.. E tente depois separá-los.. Ai veremos o trabalho que dá misturar tudo num mesmo saco e deixar para os lixões o trabalho de "resolver" o problema do lixo.
No processo de reciclagem preservamos o meio ambiente. Os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a separação do lixo, pelo menos os itens garrafas pets, vidros e papel, doados ou vendidos para as cooperativas de catadores.
Aqui na zona rural procuramos reciclar o lixo orgânico, que é colocado na composteira, misturado com folhas, capim, esterco de gado e utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na horta e arvores frutíferas.
E garrafas de vidro são utilizados na construção, nos canteiros de plantas. As pets são ótimas para guardar sementes, mantimentos, etc.
Vamos sonhar alto com o desenvolvimento sustentável do planeta !!
Alguns Produtos Recicláveis
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado.
Páginas
- Início
- CINE PORÃO
- OIA PRO AUDIOVISUAL - Cinema
- QUARTAS TRANSCENDENTAIS - EM CARTAZ
- CURTA Sexta - EM CARTAZ
- FOTOGRAFIA DIGITAL - INTRODUÇÃO
- EM DEBATE: OLHAR FOTOGRÁFICO
- LITERATURA NATIVA - ROMILTON SANTOS
- BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DO VALE DO CAPÃO
- CONSUMO E MEIO AMBIENTE
- MEIO AMBIENTE - artigos
- PROCISSÃO DE SÃO SEBASTIÃO
- FESTA DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO
Pesquisar este blog
sexta-feira, 26 de março de 2010
quarta-feira, 10 de março de 2010
"Se Deus quiser um dia eu quero ser indio. Viver pelado, pintado de verde, num eterno domingo.." Rita Lee
Escapando do stress das metrópoles e ambientando-se numa zona rural, escolhemos ficar mais perto da natureza. Reaprendendo a adubar a terra e a plantar, se conectando com os ciclos: as estações do ano (primavera, verão, outono e inverno) e a força da lua.
Priorizando o desenvolvimento social ao invés do crescimento, promovendo as mudanças de forma ativa, tendo como agentes as artes, cultura e educação.
Assinar:
Postagens (Atom)